"O chocolate escuro pode ser uma forma agradável e eficaz de fornecer importantes componentes da dieta que podem oferecer benefícios de saúde para os números crescentes de pessoas com risco acrescido de doença cardiovascular", diz o pesquisador Christopher M. Reid, PhD, professor de epidemiologia cardiovascular e medicina preventiva da Universidade Monash, na Austrália.
Reid e sua equipe construíram um modelo matemático para prever os efeitos a longo prazo em comer chocolate diariamente sobre a saúde em pessoas de alto risco.
Os pesquisadores também compuram o custo-benefício para gastar o dinheiro em uma campanha de educação pública sobre os benefícios do chocolate escuro. Eles descobriram que seria.
Vários estudos descobriram que o chocolate escuro, pode reduzir a pressão arterial e melhorar o colesterol.
No entanto, Reid acredita que é o primeiro estudo para modelar os efeitos a longo prazo da ingestão de chocolate amargo na redução do risco cardiovascular.
Chocolate para prevenir ataques cardíacos
A equipe Reid olhou primeiro para os efeitos do tratamento relacionados com chocolate escuro por avaliar os estudos já publicados.
Eles computaram o número de ataques cardíacos e acidentes vasculares cerebrais que ocorrem com e sem o chocolate escuro.
Eles também analisaram no estudo, 2.013 pessoas sobre diabetes, obesidade e estilo de vida. Todos tinham síndrome metabólica, mas nenhum tinha diagnóstico de início de doença cardíaca ou diabetes.
A síndrome metabólica aumenta o risco de doença cardíaca e derrame. Ela é diagnosticada quando três ou mais dos seguintes fatores estão presentes: pressão arterial elevada, triglicéridos elevados, baixos níveis de colesterol HDL "bom", açúcar elevado no sangue, ou um tamanho grande de cintura.
Equipe de Reid olhou para os custos associados com o coração e os problemas do curso.
Eles usaram esses valores de custo para determinar quanto dinheiro poderia ser gasto a cada ano para educar pessoas de alto risco sobre o chocolate escuro e ainda ser custo-efetivo.
Chocolate escuro para impedir a doença cardíaca e derrame
Primeiro, os pesquisadores investigaram no melhor cenário possível: 100% das pessoas que comem as recomendadas 100 gramas de chocolate amargo por dia, durante 10 anos.
Isso evitaria 70 não fatais e 15 ataques cardíacos fatais e derrames por 10.000 pessoas com mais de 10 anos, de acordo com o modelo de estudo.
Com uma taxa de adesão de 80%, haveria menos 55 não fatal e 10 menos ataques cardíacos fatais e derrames por 10.000 pessoas com mais de 10 anos.
As estimativas podem ser baixas, diz Reid.
Eles descobriram que seria rentável para gastar US $ 42 por pessoa por ano em educação.
A educação pode incluir publicidade, campanhas educativas, ou subsídios para pagar o chocolate, diz Reid.
Outros especialistas, não Convencidos
O novo modelo suscitou reações mistas de pesquisadores de chocolate dos EUA.
"Acabou-supondo que os benefícios", diz Eric Ding, PhD, nutricionista e epidemiologista da Harvard Medical School. Ele analisou os resultados.
"Eles estão baseando suas estimativas sobre a doença cardíaca fatores de risco intermediário (pressão arterial e colesterol) e não em fatos reais da doença do coração, como ataques cardíacos," diz Ding.
Os pesquisadores estão ignorando algumas desvantagens, diz ele. "Eles estão ignorando os perigos de muitas calorias e muita gordura e açúcar a partir da barra de chocolate", diz ele.
Aqueles em risco de ataque cardíaco e acidente vascular cerebral devem primeiro focar no estilo de vida, diz Ding. Isso inclui perda de peso, se necessário, fazer exercícios regularmente e não fumar.
Joe Vinson, PhD, professor de química da Universidade de Scranton e pesquisador de chocolate há muito tempo, gosta do estudo, embora tenha limitações.
"É tudo baseado em estatísticas teórica", diz ele. Mesmo assim, ele diz: "É uma notícia maravilhosa novamente sobre os efeitos para a saúde do chocolate escuro para pessoas que têm risco um pouco maior [de problemas cardíacos] do que a pessoa normal."
Com a aprovação do seu médico, as pessoas em risco de ataques cardíacos ou derrames poderiam comer um pouco de chocolate escuro por dia e monitorar seu peso e pressão arterial, Vinson sugere.
Ele recomenda comer menos de 100 gramas utilizadas no modelo. Ele sugere que cerca de 40 gramas, ou cerca de uma barra de chocolate, diárias.
Reid sugere que o chocolate deve ser escuro e pelo menos 60% a 70% de cacau.
A pesquisa foi suportada por um Australian Research Council concessão com a Sanofi-Aventis Austrália.
Os artigos publicados no portal Índice de Saúde são para uso informativo e não substitui a consulta de um profissional de saúde.