Antidepressivos provocam ganho de peso?
Autor: Dr. Pedro Lemos

Antidepressivos provocam ganho de peso?

Existe muitas dúvidas sobre o uso de remédios continuados e antidepressivos com o aumento de peso.

publicidade

Antidepressivos e remédios de uso continuado podem engordar?

Ganho de peso é um possível efeito colateral de quase todos os antidepressivos. No entanto, cada pessoa responde diferente a um antidepressivo. Algumas pessoas ganham peso quando se toma um determinado antidepressivo, enquanto outras não.

De um modo geral, alguns antidepressivos parecem mais propensos a causar ganho de peso do que outros. Estes incluem:

  • Certos antidepressivos tricíclicos, como a amitriptilina, imipramina (Tofranil) e doxepin (Silenor)
  • Certos inibidores da monoamina oxidase (IMAO), tais como a tranilcipromina (Parnate) e fenelzina (Nardil)
  • Paroxetina (Paxil), um inibidor da recaptação de serotonina (ISRS)
  • Mirtazapine (Remeron), que é um antidepressivo atípico, medicação que não cabe ordenadamente...

    publicidade

    ... em uma outra categoria de antidepressivos

Enquanto algumas pessoas ganham peso depois de iniciar um antidepressivo, o antidepressivo não é sempre uma causa direta. Muitos fatores podem trabalhar juntos para contribuir para o ganho de peso durante a terapia do antidepressivo. Por exemplo:

  • Comer muito ou inatividade como resultado da depressão pode causar ganho de peso.
  • Algumas pessoas perdem peso como parte de sua depressão. Por sua vez, apetite melhor associado com o humor melhorado pode resultar em aumento de peso.
  • Adultos geralmente tendem a ganhar peso a cada ano, independentemente dos medicamentos que eles tomam. Exercício regular e ter controle no que você come pode...

    publicidade

    ...ajudar você manter um peso saudável, se você tomar um antidepressivo, ou não.

Se você ganhar peso depois de iniciar um antidepressivo, discuta os benefícios e efeitos colaterais da medicação com seu médico.

Se os benefícios compensam o efeito colateral de ganho de peso, considere a gerir o seu peso comendo de forma mais saudável e inclua cada vez mais atividade física enquanto desfruta de um humor melhorado devido a medicação.

Você também pode perguntar a seu médico se ajustar a dose ou a mudança de medicamentos pode ser útil, mas novamente, certifique-se de discutir os prós e contras antes de tomar tal decisão.

Sobre o Autor

Médico Generalista escritor com 35 anos de experiência em Clínica Geral / Saúde da Família.

Aviso Saudável
Os conteúdo do artigo e demais informações divulgadas não devem substituir a orientação ou o diagnóstico de profissionais de saúde ou um especialista na área de saúde.
Em caso de emergência médica ligue para 192 e solicite ajuda!
Disque Saúde SUS (Sistema Único de Saúde) ligue para 136
Centro de Valorização da Vida (CVV) ligue para 188.

publicidade