Efeitos de tomar muito paracetamol
Autor: Dr. Pedro Lemos

Efeitos de tomar muito paracetamol

O acetaminofeno (Tylenol) é um dos medicamentos mais vendidos sem receita médica e mais comumente usados. É tipicamente usado como analgésico e redutor de febre.

publicidade

O acetaminofeno (Tylenol) é um dos medicamentos mais vendidos sem receita médica e mais comumente usados. É tipicamente usado como analgésico e redutor de febre.

Tomar muito paracetamol pode ter consequências graves, incluindo danos permanentes no fígado e morte. Os efeitos colaterais de tomar muito deste medicamento ocorrem em fases.

Efeitos de tomar muito paracetamol

Fase Inicial

Poucas horas depois de tomar muito acetaminofeno, você pode se sentir tonto com náuseas e vômitos. Você pode suar e ter uma sensação generalizada de estar doente. Você também pode parecer pálido. Se a ingestão é...

publicidade

... capturada neste momento, o tratamento com um medicamento chamado acetilcisteína pode prevenir danos subseqüentes ao fígado.

Fase intermediária

Cerca de um dia depois de tomar muito paracetamol, os sintomas iniciais podem desaparecer. Às vezes você pode ter dor abdominal, particularmente no quadrante superior direito do abdômen, onde o fígado está localizado.

O fígado é o órgão mais severamente afetado por overdoses de paracetamol. Neste ponto, você pode ter enzimas hepáticas elevadas, refletindo danos precoces no fígado.

Outras anormalidades incluem icterícia, amarelecimento da pele ou dos olhos devido ao aumento da bilirrubina, outra substância...

publicidade

...que o fígado metaboliza e diminuição da capacidade do corpo de coagular o sangue, outra função na qual o fígado desempenha um papel importante.

Fase tardia

Três a quatro dias após a overdose inicial, o fígado sofreu seu dano máximo. Neste ponto, você pode mais uma vez sentir náuseas e vômitos, e mostrar sinais de insuficiência hepática, como dor, icterícia pronunciada, fácil hematomas e sangramento.

O rim também pode ser afetado. Se não for tratada, esta condição pode evoluir para coma e morte. Um transplante de fígado também pode ser necessário.

Sobre o Autor

Médico Generalista escritor com 35 anos de experiência em Clínica Geral / Saúde da Família.

Aviso Saudável
Os conteúdo do artigo e demais informações divulgadas não devem substituir a orientação ou o diagnóstico de profissionais de saúde ou um especialista na área de saúde.
Em caso de emergência médica ligue para 192 e solicite ajuda!
Disque Saúde SUS (Sistema Único de Saúde) ligue para 136
Centro de Valorização da Vida (CVV) ligue para 188.

publicidade