Perder a visão | Medicamentos podem afetar os olhos

Perder a visão | Medicamentos podem afetar os olhos

Seus olhos estão secos? Eles estão vermelhos, com coceira ou estão lacrimejantes? Sua visão está embaçada? Você pode culpar sua idade, o tempo, ou seu gato.

publicidade

Meus medicamentos podem afetar minha visão?

Seus olhos estão secos? Eles estão vermelhos, com coceira ou estão lacrimejantes? Sua visão está embaçada? Você pode culpar sua idade, o tempo, ou seu gato. Mas considere isso: pode ser o que está no seu armário de remédios.

"Muitos medicamentos diferentes podem causar problemas oculares", diz Laurie Barber, porta-voz da Academia Americana de oftalmologia.

Alguns destes efeitos secundários são menores, como a secura ocular. Outros são mais sérios, como a perda da visão.

Chame o seu médico imediatamente se você notar qualquer alteração com os olhos, Barber diz. Levar uma lista de todos os seus medicamentos, prescrição e até mesmo suplementos de ervas. Se o seu médico acredita que um deles é o culpado, ele vai mudar, ajustar a dose, ou tratar os seus sintomas.

Os seus remédios prejudicam mais os olhos do que ajudam? Se você tiver alguma dessas condições, eles podem prejudicar.

Olho seco

Cada vez que você piscar, lágrimas se espalham pela superfície do seu olho. Isto mantem a sujeira para fora e impede infecções. Ele também ajuda você a ver claramente.

Alguns medicamentos fazem com que você produza menos lágrimas. Se isso acontecer, seus olhos podem doer, queimar, ou apenas machucar. Você pode sentir como se algo estivesse preso neles. Você também pode ter visão turva ou ser sensível à luz.

Se você...

publicidade

... tomar qualquer um destes tipos de medicamentos, você pode obter olho seco:

  • Diuréticos
  • Anti-histamínicos
  • Antidepressivos
  • Drogas de redução de colesterol
  • Betabloqueadores
  • Pílulas anticoncepcionais

Não corra para a farmácia para colírio. Consulte o seu médico. Conservantes em lágrimas artificiais podem irritar os olhos muito sensíveis e piorar a condição, Barber diz.

Síndrome da íris flácida intra-operatória (SIFI)

Você poderia ser susceptível de obter isso se você já tomou a droga Tamsulosin (Flomax). Mas você pode não saber, a menos que precise de cirurgia de catarata.

A íris, a parte colorida do seu olho, é normalmente rígida. Mas com síndrome da íris flácida intra-operatória (SIFI), torna-se flexível durante a cirurgia da catarata. Os médicos acham que é porque a droga afeta o tônus muscular no seu olho. Síndrome da íris flácida intra-operatória (SIFI) pode causar muitos problemas, incluindo perda de visão.

Você poderia estar em risco, mesmo se você parou de Tamsulosin mais de um ano antes de sua cirurgia. Certifique-se de informar o seu médico antes do tempo, se você tiver tomado. Ele "pode planejar para síndrome da íris flácida intra-operatória (SIFI) e reduzir o risco de complicações", diz Barber.

Sensibilidade à luz

Você pega seus óculos de sol a cada chance que você pode ter? Quando você sai fora de casa, é sua primeira reação para proteger seus olhos? Se você tomar qualquer um destes medicamentos, você pode ter...

publicidade

...se tornado super sensível à luz:

  • Anti-inflamatórios não esteroidais (AINEs)
  • Antibióticos
  • Medicamentos para acne
  • Diuréticos para tratar a pressão arterial elevada

Fique fora do sol durante as horas de pico (10h as 16h) para proteger seus olhos. E usar um chapéu de abas largas e óculos escuros para bloquear os raios UV.

Glaucoma

Isto resulta de uma maior pressão no seu olho ou danos no seu nervo principal. Você pode perder alguma parte de sua visão e até mesmo ficar cego se você não obter tratamento.

Vários medicamentos, como corticosteroides, podem desencadear o glaucoma. Os médicos não sabem porquê. Alguns pensam que é porque mudam a estrutura do olho e permitem que o líquido e outros materiais construam acima.

"Quando você é prescrito com esteroides, seu médico pode se certificar de que você recebe exames oftalmológicos mais freqüentes para pegar quaisquer problemas mais cedo", diz Barber.

Há muitos tipos de glaucoma. Um, glaucoma agudo com fechamento do ângulo, é uma emergência médica. Acontece quando o fluido na frente do seu olho fica preso e provoca um aumento súbito de pressão. Não tratada, pode te deixar cego.

Consultar um oftalmologista imediatamente se você tem uma combinação destes sintomas:

  • Dor ocular severa com náuseas
  • Vermelhidão do olho
  • Visão turva

Medicamentos utilizados para a depressão, a doença de Parkinson, convulsões, úlceras, asma, arritmia, e hemorroidas também podem causar este tipo de glaucoma.

publicidade

Aviso Saudável
Os conteúdo do artigo e demais informações divulgadas não devem substituir a orientação ou o diagnóstico de profissionais de saúde ou um especialista na área de saúde.
Em caso de emergência médica ligue para 192 e solicite ajuda!
Disque Saúde SUS (Sistema Único de Saúde) ligue para 136
Centro de Valorização da Vida (CVV) ligue para 188.