Privação de antidepressivos e sintomas de abstinência da droga
Autor: Dr. Pedro Lemos

Privação de antidepressivos e sintomas de abstinência da droga

Para minimizar o risco de retirada do antidepressivo, converse com seu médico antes de parar de tomar um antidepressivo.

publicidade

Retirada abrupta do antidepressivo é possível parar de tomar um antidepressivo, particularmente se você está tomando mais de seis semanas.

Os sintomas de abstinência de antidepressivos são chamados de síndrome de descontinuação de antidepressivo.

Desistir de um antidepressivo de repente pode causar o sintomas dentro de um dia ou dois, tais como:

  • Irritabilidade
  • Ansiedade
  • Insônia ou sonhos vívidos
  • Dores de cabeça
  • Tontura
  • Cansaço
  • Sintomas de gripe, incluindo calafrios e dores nos músculos
  • Náusea
  • Retorno dos sintomas de depressão

Certos antidepressivos são mais propensos de causar sintomas de abstinência do que outros. Se você tiver qualquer dúvida sobre os sintomas de abstinência, converse com seu médico.

Ter os sintomas de abstinência de antidepressivos não quer dizer...

publicidade

... que você é viciado em um antidepressivo. Vício representa prejudiciais, a longo prazo de mudanças químicas no cérebro.

É caracterizada por intensos desejos, a incapacidade de controlar o uso de uma substância e consequências negativas de que uso de substância. Antidepressivos não causam esses problemas.

Para minimizar o risco de retirada do antidepressivo, converse com seu médico antes de parar de tomar um antidepressivo.

Seu médico pode recomendar que você reduzir gradualmente a dose de seu antidepressivo durante várias semanas ou mais para permitir que seu cérebro possa se adaptar à ausência da droga.

Em alguns casos, seu médico pode prescrever outro antidepressivo ou outro tipo...

publicidade

...de medicação, a curto prazo para ajudar os sintomas de facilidade como seu corpo se ajusta.

Se você está trocando de um tipo de antidepressivo para outro, seu médico pode ter que receitar para você começar a tomar um novo antes de completamente parar de tomar o medicamento original.

Muitas vezes é difícil distinguir entre os sintomas de abstinência e retornando os sintomas de depressão após parar de tomar um antidepressivo. Mantenha seu médico informado dos seus sinais e sintomas.

Se os seus sintomas de depressão retornam, seu médico pode recomendar que você comece a tomar um antidepressivo novamente ou que tem outro tratamento.

Sobre o Autor

Médico Generalista escritor com 35 anos de experiência em Clínica Geral / Saúde da Família.

Aviso Saudável
Os conteúdo do artigo e demais informações divulgadas não devem substituir a orientação ou o diagnóstico de profissionais de saúde ou um especialista na área de saúde.
Em caso de emergência médica ligue para 192 e solicite ajuda!
Disque Saúde SUS (Sistema Único de Saúde) ligue para 136
Centro de Valorização da Vida (CVV) ligue para 188.

publicidade