Fibromialgia | Efeitos colaterais dos relaxantes musculares?
Autor:

Fibromialgia | Efeitos colaterais dos relaxantes musculares?

Relaxantes musculares são uma categoria de medicação, muitas vezes prescritos para o tratamento da dor causada por lesão ou uma condição crônica como a fibromialgia.

Relaxantes musculares são uma categoria de medicação, muitas vezes prescritos para o tratamento da dor causada por lesão ou uma condição crônica como a fibromialgia.

Relaxantes musculares não curam o problema, no entanto, agindo com o sistema nervoso central, eles proporcionam alívio temporário da dor em algumas pessoas.

Relaxantes musculares podem ser viciantes, e também podem ter efeitos colaterais negativos de seu uso, incluindo sintomas físicos do corpo, pensamento e funcionamento prejudicados, risco de adição e possíveis interações perigosas com outros medicamentos.

Quais são os efeitos colaterais dos relaxantes musculares?

Não importa que tipo de relaxante muscular você toma, você vai experimentar um ou mais efeitos colaterais. Alguns relaxantes musculares, no entanto, podem ter efeitos colaterais potencialmente graves, como danos no fígado. Seu médico trabalhará com você para encontrar a medicação que faz mais sentido para sua situação.

Os efeitos colaterais mais comuns incluem:

  • Cansaço, sonolência ou efeito de sedação
  • Fadiga ou fraqueza
  • Tonturas
  • Boca seca
  • Depressão
  • Diminuição da pressão arterial

Efeitos colaterais físicos dos relaxantes musculares

Como acontece com muitos medicamentos, existem inúmeros efeitos colaterais possíveis de relaxantes musculares. Isso inclui dor de...

... estômago, náuseas e vômitos.

Algumas marcas podem causar um gosto desagradável ou boca seca. O efeito colateral mais comum ao tomar relaxantes musculares é a sonolência, e isso é encontrado com muitos pacientes.

Pensamento e Funcionamento Prejudicados

Um risco muito sério em relação ao fato de tomar relaxantes musculares é que eles podem prejudicar o seu pensamento e funcionamento, devido ao seu efeito sedativo.

É comum sentir-se sonolento como resultado de tomar estes, bem como tonto, instável em seus pés ou menos alerta do que o normal.

Visão prejudicada, processo de pensamento e tomada de decisão também são comuns. Como resultado, é fortemente aconselhável evitar dirigir ou operar máquinas enquanto toma relaxantes musculares.

Risco de Vício

Nos Estados Unidos, relaxantes musculares requerem prescrição e são considerados uma substância controlada. Eles são uma substância comumente abusada. Aqueles com histórico de dependência de drogas ou álcool não devem usar relaxantes musculares, e eles também nunca devem ser misturados com álcool.

Como resultado do alívio da dor que esses medicamentos proporcionam, eles podem se tornar viciantes para aqueles com dor crônica.

Além disso, uma...

publicidade

...vez que o corpo se acostuma a uma ingestão diária de um relaxante muscular, ele pode se tornar dependente deles para funcionar, e pode-se experimentar sintomas de abstinência se parar de tomá-los.

Possíveis Interações medicamentosas

Como em todos os medicamentos, há o risco de interações com outros medicamentos que se está tomando.

Quando misturado com alguns tipos de medicamentos, a eficácia dos relaxantes musculares é aumentada, tornando a droga perigosa. Em mulheres alguns relaxantes musculares podem ter uma interação com suplementos de estrogênio.

As interações específicas de drogas dependem do relaxante muscular exato que você está tomando, então verifique com seu provedor de saúde para evitar interações prejudiciais.

No entanto, vários relaxantes musculares podem interagir com o álcool, e essa interação aumenta seu efeito sedativo, causando comprometimento e incapacidade de dirigir.

Relaxantes musculares são perigosos?

Alguns relaxantes musculares, no entanto, podem ter efeitos colaterais potencialmente graves, como danos no fígado. Seu médico trabalhará com você para encontrar a medicação que faz mais sentido para sua situação. Os efeitos colaterais mais comuns incluem: cansaço, sonolência ou efeito de sedação.

Sobre o Autor
Dr. Pedro Lemos - Médico Generalista escritor

Médico Generalista escritor com 35 anos de experiência em Clínica Geral / Saúde da Família.

Aviso Saudável
Os conteúdo do artigo e demais informações divulgadas não devem substituir a orientação ou o diagnóstico de profissionais de saúde ou um especialista na área de saúde.
Em caso de emergência médica ligue para 192 e solicite ajuda!
Disque Saúde SUS (Sistema Único de Saúde) ligue para 136
Centro de Valorização da Vida (CVV) ligue para 188.

publicidade