Medicamentos que podem Causar Azia
Autor:

Medicamentos que podem Causar Azia

Azia pode ocorrer em decorrência do consumo de medicamentos e suplementos dietéticos. Azia é uma irritação no revestimento do esôfago.

Relação dos Medicamentos e a Azia

Medicamentos ligados à doença do refluxo gastroesofágico

Certos medicamentos podem causar ou exacerbar a doença do refluxo gastroesofágico.

Quando você está sendo avaliado para a doença do refluxo gastroesofágico, ou DRGE, seu médico provavelmente irá pedir uma lista de medicamentos que você está tomando atualmente.

Isso porque há uma série de medicamentos vendidos sem prescrição e medicamentos conhecidos por causar ou exacerbar a doença do reflxuo gastroesofágico (DRGE).

Em geral, certos medicamentos contribuem para a doença do refluxo gastroesofágico (DRGE) por:

  • Enfraquecer o esfíncter esofágico. Alguns remédios tornam o refluxo ácido mais provável enfraquecendo o esfíncter esofágico inferior (EEI), a válvula que conecta o esôfago e o estômago. Isso permite que o ácido reflua para o esôfago.
  • Agravamento da inflamação. Outros medicamentos agravam os sintomas da DRGE exacerbando a inflamação existente no esôfago causada pelo refluxo ácido.
  • Diminuir a digestão. Alguns medicamentos retardam o sistema digestivo do corpo, permitindo que a comida se acumule no estômago e causando um aumento na produção de ácido gástrico.

Medicamentos que Relaxam o Esfíncter Esofágico Inferior

Os medicamentos que mais diretamente contribuem para doença do refluxo gastroesofágico são aqueles que relaxam o LES, o que normalmente impede que o ácido estomacal volte para o esôfago.

"[Essas drogas]...

... relaxam a válvula entre o esôfago e o estômago, e isso permite que o ácido atinja o esôfago", diz Michael Vaezi, MD, PhD, diretor clínico da divisão de gastroenterologia e hepatologia e diretor do Centro de Distúrbios da Motilidade Esofágica na Universidade Vanderbilt em Nashville, Tennessee.

Medicamentos que afetam o LES e causam ou exacerbam a doença do refluxo gastroesofágico (DRGE) incluem:

  • Antidepressivos. Estes tendem a funcionar como relaxantes musculares. Exemplos incluem amitriptilina (Elavil), doxepina (Sinequan) e imipramina (Tofranil).
  • Medicamentos anticolinérgicos. Eles tratam as náuseas, mas podem fazer com que o esfíncter esofágico inferior (EEI) relaxe, afetando os nervos que regulam o esfíncter. Exemplos incluem proclorperazina (Compazine) e prometazina (Phenergan).
  • Medicamentos para asma. Drogas como agonistas beta-adrenérgicos ou broncodilatadores relaxam os músculos que controlam as vias aéreas e também relaxam o LES. Um broncodilatador conhecido por causar DRGE é a teofilina (Uniphyl).
  • Sedativos ou tranquilizantes. Medicamentos como diazepam (Valium) e temazepam (Restoril) podem causar ou piorar a DRGE.
  • Substituições de estrogênio e medicamentos contendo estrogênio também podem causar ou agravar os sintomas da DRGE.

Medicamentos podem causar Azia

Certos medicamentos e suplementos dietéticos podem irritar o revestimento do esôfago, causando azia e dor, e outros podem aumentar a severidade da doença do refluxo gastroesofágico...

publicidade

...(DRGE).

Doença do refluxo gastroesofágico (DRGE) é uma condição crônica na qual o estômago pode provocar a volta de fluxos ácidos (refluxos) em seu esôfago.

Esta lavagem do ácido provoca irritação e inflamação da mucosa do esôfago que acaba gerando azia.

Medicamentos e suplementos dietéticos que podem irritar o seu esôfago e causar dor de azia incluem:

  • Antibióticos como a tetraciclina
  • Bisfosfonatos, como o alendronato (Fosamax), ibandronato (Boniva) e risedronato (Actonel)
  • Suplementos de ferro
  • Analgésicos como o ibuprofeno (Advil, Motrin, outros) e aspirina
  • Suplementos de potássio

Medicamentos e suplementos alimentares que podem aumentar o refluxo ácido e agravar DRGE incluem:

  • Anticolinérgicos, como a oxibutinina (Ditropan) prescritos para bexiga hiperativa e síndrome do intestino irritável
  • Bloqueadores de canais de cálcio e nitratos usados para hipertensão arterial e doença cardíaca
  • Narcóticos (opioides), tais como a codeína e aqueles contendo hidrocodona e paracetamol (Vicodin Lortab, Norco)
  • Progesterona
  • Quinidina
  • Sedativos ou tranquilizantes, incluindo os benzodiazepínicos como o diazepam (Valium) e temazepam (Restoril)
  • Teofilina (Elixophyllin, Theochron)

Se você tem doença do refluxo gastroesofágico (DRGE), pergunte ao seu médico se medicamentos que você toma podem afetar seus sintomas.

Sobre o Autor
Dr. Pedro Lemos - Médico Generalista escritor

Médico Generalista escritor com 35 anos de experiência em Clínica Geral / Saúde da Família.

Aviso Saudável
Os conteúdo do artigo e demais informações divulgadas não devem substituir a orientação ou o diagnóstico de profissionais de saúde ou um especialista na área de saúde.
Em caso de emergência médica ligue para 192 e solicite ajuda!
Disque Saúde SUS (Sistema Único de Saúde) ligue para 136
Centro de Valorização da Vida (CVV) ligue para 188.

publicidade