Síndrome da serotonina | Sintomas, Causas e Tratamento

Síndrome da serotonina | Sintomas, Causas e Tratamento

A síndrome da serotonina, também conhecida como toxicidade serotoninérgica, é uma condição potencialmente fatal que resulta da existência de demasiada serotonina no seu corpo.

publicidade

Síndrome da serotonina (toxicidade) | sintomas, causas e tratamento

A síndrome da serotonina, também conhecida como toxicidade serotoninérgica, é uma condição potencialmente fatal que resulta da existência de demasiada serotonina no seu corpo.

A síndrome da serotonina é o acúmulo de muita serotonina em seu corpo, resultando em uma série de vários sinais. Quando um indivíduo toma uma combinação de medicamentos que contêm serotonina (comumente prescritos antidepressivos como Zoloft, Lexapro, ambos SSRIS e Effexor, um SNRI), eles estão em um alto risco para o desenvolvimento da síndrome da serotonina.

Na ocasião, tomar um medicamento para aumentar os níveis de serotonina também pode resultar em síndrome da serotonina em indivíduos suscetíveis. Antes de iniciar qualquer medicação, é vital que você possa discutir todos os medicamentos que você está tomando com o seu médico para evitar esta condição potencialmente letal.

O que é serotonina?

Serotonina é um produto químico produzido pelo corpo que ajuda a regular o humor, comportamento social, desejo sexual, sono, e apetite. Como um neurotransmissor, serotonina transporta sinais entre as células nervosas. É produzido nos intestinos e no cérebro, mas também está presente no sistema nervoso central (SNC) e plaquetas sanguíneas. Como resultado, acredita-se que a serotonina influencie uma ampla gama de funções psicológicas e corporais.

O que a síndrome da serotonina pode provocar?

Se você começar a tomar um medicamento relacionado com a serotonina, aumentar a sua dosagem, ou começar outro em combinação com um que você já está tomando e muito serotonina pode acumular, você vai sentir os efeitos dentro de várias horas. Os sintomas podem variar de leve a grave e dependem do nível de serotonina em seu corpo. Na melhor das hipóteses, os sinais e sintomas de serotonina são desagradáveis; na pior das hipóteses, eles podem ser extremamente preocupante e requerem tratamento médico intensivo.

Sintomas da síndrome da serotonina

Os seguintes sintomas são sinais de que você está experimentando a síndrome da serotonina:

  • Dor de cabeça
  • Tremores
  • Arrepios
  • Transpiração pesada
  • Inquietação
  • Agitação
  • Pupilas dilatadas
  • Confusão
  • Diarreia
  • Frequência cardíaca rápida
  • Pressão arterial elevada
  • Rigidez muscular
  • Perda de coordenação muscular
  • Espasmos musculares

Se sentir estes sintomas, consultar o seu médico o mais rapidamente possível para discutir o melhor curso de ação. No entanto, síndrome...

publicidade

... da serotonina grave pode ser fatal e se você sentir algum dos sintomas abaixo você deve procurar tratamento de emergência imediatamente:

  • Batimento cardíaco irregular
  • Febre alta 
  • Convulsões
  • Inconsciência

Quanto tempo a síndrome da serotonina pode durar?

Quanto tempo a síndrome da serotonina pode durar é dependente de como os níveis elevados de serotonina estão no corpo. Nos casos em que a síndrome da serotonina só está presente em uma forma leve, os sintomas podem ser aliviados dentro de 24 horas de interrupção da medicação causando a absorção de serotonina. No entanto, alguns antidepressivos podem causar sintomas para durar mais tempo como níveis de serotonina pode levar semanas para retornar ao normal.

Como é comum a síndrome da serotonina?

De acordo com a associação americana de centros de controle de veneno tóxico exposição sistema de vigilância 8.187 pessoas foram diagnosticadas como tendo toxicidade de serotonina devido a inibidores seletivos de recaptação de serotonina (ISRSs) em 2004. Destes casos, 103 mortes ocorreram. No entanto, dado que as estatísticas sobre a síndrome da serotonina são limitadas, é provável ser muito mais comum do que os dados indicam como aqueles que sofrem de toxicidade de serotonina leve a moderada, muitas vezes ir sem diagnóstico ou não relatados.

Causas

Síndrome da serotonina ocorre mais frequentemente quando você combinar dois medicamentos relacionados com a serotonina, embora, em alguns casos, tomar uma droga que aumenta os níveis de serotonina pode induzir a condição em alguns indivíduos.

Por exemplo, a síndrome da serotonina pode ocorrer se você combinar uma medicação antidepressiva com uma medicação opióide.

Quais medicamentos causam síndrome da serotonina?

Drogas e suplementos que podem levar à síndrome da serotonina se tomados em conjunto ou em doses elevadas incluem:

  • Inibidores seletivos da recaptação da serotonina (ISRSs): antidepressivos como o citalopram (Celexa), a fluoxetina (Prozac), a paroxetina (Paxil) e a sertralina (Zoloft)
  • Inibidores da recaptação de serotonina e norepinefrina (SNRIs), antidepressivos como Trazodona, Duloxetina (Cymbalta) e venlafaxina (Effexor)
  • Antidepressivos tricíclicos, tais como amitriptilina e nortriptilina (Pamelor)
  • Medicamentos anti-enxaqueca 
  • Analgésicos: medicamentos opióides, incluindo codeína (Tylenol com codeína), fentanil (Duragesic), hidrocodona meperidina (Demerol), oxicodona (OxyContin, Percocet, Percodan) e tramadol (Ultram).
  • Lítio
  • Drogas de rua: LSD, cocaína, ecstasy, e anfetaminas
  • Medicamentos snti-náuseas 
  • Medicamentos para tosse e...

    publicidade

    ...resfriados

  • Suplementos de ervas: erva de São João, ginseng e noz-moscada
  • Os canabinóides também podem influenciar a serotonina

A síndrome da serotonina é fatal?

Se o tratamento médico não é procurado quando os níveis de serotonina estiverem elevados, síndrome da serotonina grave pode levar à inconsciência e morte. Overdose de serotonina intencional usando medicamentos antidepressores é um exemplo em que a síndrome da serotonina é susceptível de ser fatal sem o tratamento médico.

Síndrome da serotonina pode ser revertida?

Os sintomas da síndrome da serotonina geralmente podem diminuir uma vez que você parar de tomar a medicação que causam os sintomas. Felizmente, geralmente não há complicações a longo prazo ou duradoura da síndrome da serotonina, embora você deve ser consciente para evitar a síndrome da serotonina no futuro. Converse com seu médico sobre a prevenção, especialmente se você estiver tomando vários medicamentos que contêm serotonina.

Tratamento da síndrome da serotonina

Dependendo de onde os sintomas da síndrome da serotonina caem em uma escala de leve a grave, o tratamento pode variar em complexidade. Tipicamente, os médicos instruirão o paciente a parar de tomar a medicação causando os níveis elevados de serotonina como o primeiro curso de ação. Os medicamentos não vão desaparecer do corpo imediatamente e os pacientes serão cuidadosamente monitorados para quaisquer reações adversas ou sintomas de abstinência.

Finalmente, em alguns casos, as benzodiazepinas também podem ser administradas se o paciente tem sintomas graves e precisa ser sedada.

No geral, é importante ficar informado sobre seus medicamentos. Sabendo o que você está tomando, os ingredientes ativos, possíveis efeitos colaterais, e medicamentos que não devem ser misturados são importantes para evitar a síndrome da serotonina. Preste muita atenção às instruções de seus medicamentos para garantir que você está tomando eles em intervalos corretos. Se você tiver dúvidas sobre seus medicamentos, chegar ao seu médico para verificar novamente que você não está misturando medicamentos que podem resultar em síndrome da serotonina.

Enquanto você não deve ter medo se você foi atribuído um dos medicamentos listados acima que contém serotonina, é vital para manter-se consciente dos efeitos que os medicamentos mistos podem ter em um outro.

Sobre o Autor

Médico Generalista com 35 anos de experiência em Clínica Geral / Saúde da Família.

Aviso Saudável
Os conteúdo do artigo e demais informações divulgadas não devem substituir a orientação ou o diagnóstico de profissionais de saúde ou um especialista na área de saúde.
Em caso de emergência médica ligue para 192 e solicite ajuda!
Disque Saúde SUS (Sistema Único de Saúde) ligue para 136
Centro de Valorização da Vida (CVV) ligue para 188.

publicidade