Quais são os sintomas da alergia de morfina?
Autor: Dr. Pedro Lemos

Quais são os sintomas da alergia de morfina?

A morfina é um sedativo usado para tratar a dor.

publicidade

A morfina é um sedativo usado para tratar a dor.

Muitas vezes uma resposta adversa à morfina será devido a algo que não seja uma reação imune. Verdadeira alergia à morfina é rara, mas quando ela ocorre, pode ser fatal.

Procure atendimento imediato se você suspeitar que você está tendo uma reação alérgica a este medicamento.

Erupção cutânea

Dermatite alérgica ocorre quando uma reação alérgica provoca uma erupção cutânea. Estas erupções podem assumir uma variedade de formas, de colmeias para bolhas.

Pessoas que suspeitam que a erupção cutânea está relacionada com alergia de morfina pode ser dado um diagnóstico com o teste...

publicidade

... de patch para confirmar se a morfina é efectivamente a causa dos sintomas.

Congestão nasal

A coriza e olhos lacrimejantes, também ocorrem com alergia à morfina. Isso é causado pela liberação de histamina pelo sistema imunológico em resposta à exposição a um alérgeno.

Histamina aumenta a permeabilidade das paredes dos vasos sanguíneos, permitindo que líquidos e células brancas do sangue consigam fluir dentro dos tecidos circundantes.

Os sintomas de coceira, incômodos de congestão nasal estão relacionados com esta resposta da regulação de histamina.

Broncoespasmo

Médicos às vezes vão evitar prescrever morfina porque tem o potencial para solicitar o broncoespasmo. Este sintoma ocorre quando os...

publicidade

...músculos das vias aéreas dos pulmões se contraem, impedindo o fluxo de ar.

Respirar é difícil para uma pessoa que está passando por broncoespasmo.

Anafilaxia

A anafilaxia é um dos sinais que está ocorrendo uma verdadeira alergia à morfina.

A anafilaxia é uma reação alérgica que afeta todo o corpo. É caracterizada por um rápido início de sintomas que incluem a fala arrastada, dificuldade em respirar ou engolir, ansiedade e confusão, palpitações e desmaios ou tonturas.

A anafilaxia é uma condição grave, com risco de vida e qualquer pessoa que é suspeita de ter uma reação anafilática deve receber cuidados médicos imediatos.

Sobre o Autor

Médico Generalista escritor com 35 anos de experiência em Clínica Geral / Saúde da Família.

Aviso Saudável
Os conteúdo do artigo e demais informações divulgadas não devem substituir a orientação ou o diagnóstico de profissionais de saúde ou um especialista na área de saúde.
Em caso de emergência médica ligue para 192 e solicite ajuda!
Disque Saúde SUS (Sistema Único de Saúde) ligue para 136
Centro de Valorização da Vida (CVV) ligue para 188.

publicidade