Alergias as Vitaminas | Reações alérgicas aos multivitamínicos

Alergias as Vitaminas | Reações alérgicas aos multivitamínicos

Um multivitamínico é um comprimido único que contém vários tipos de vitaminas. Se você suspeitar que é alérgico a um multivitamínico, é necessário consultar um alergologista para identificar quais ingredientes da vitamina estão causando a alergia.

publicidade
publicidade
Sintomas e Doenças

Alergia aos Multivitamínicos

Tomar um multivitamínico é algo aparentemente saudável, mas para pessoas alérgicas a multivitaminas, pode causar sintomas desagradáveis.

Alguns sintomas que se desenvolvem depois de tomar um multivitamínico não estão relacionados a uma alergia. Eles podem incluir efeitos colaterais comuns de tomar um multivitamínico, como náuseas, dor de estômago e dores de cabeça.

Uma alergia à vitamina é considerada incomum, mas pode ocorrer com qualquer pessoa em qualquer idade. Quaisquer reações adversas que você tenha após tomar um multivitamínico devem ser relatadas ao seu médico.

Como posso ter reação alérgica ao multivitamínico?

Alergia as Vitaminas

Um multivitamínico é um comprimido único que contém vários tipos de vitaminas. Se você suspeitar que é alérgico a um multivitamínico, é necessário consultar um alergologista para identificar quais ingredientes da vitamina estão causando a alergia.

A reação alérgica pode ser o resultado de uma única vitamina ou outros ingredientes relacionados, como soja ou soro de leite.

Algumas multivitaminas incluem um suplemento de óleo de peixe que pode causar uma reação alérgica se você for alérgico a peixe. Mantenha um registo dos seus sintomas e discuta-os com o seu médico.

Causa

Se você é alérgico a uma vitamina ou a um ingrediente do multivitamínico, seu sistema imunológico confunde uma substância do suplemento como prejudicial.

Seu sistema imunológico protege seu corpo de substâncias perigosas, como bactérias e vírus. Durante uma reação alérgica, o sistema imunológico reage a um ingrediente do multivitamínico da mesma forma que um vírus.

Isso desencadeia a produção...

publicidade ;)

... de imunoglobulina E, ou anticorpos IgE e histamina, de acordo com a Academia Americana de Alergia, Asma e Imunologia.

A histamina causa inflamação e restrição nos tecidos moles por todo o corpo, levando à maioria dos sintomas de alergia.

Sintomas de alergia

Os sintomas de uma alergia ao multivitamínico ocorrerão dentro de um alguns minutos depois de ingerir o suplemento.

A maioria dos sintomas de alergia a vitaminas é leve a moderado e, em casos raros, pode se tornar grave.

Sintomas comuns de alergia a vitamina incluem dores de cabeça, coceira, erupções cutâneas, colmeia, eczema, fadiga, asma, espirros, congestão nasal, chiado no peito, tosse, aperto no peito e nariz escorrendo.

Sintomas mais graves de alergia incluem urticária, dificuldade em respirar e inchaço nos lábios, face ou garganta.

Reações Corporais a Vitaminas

Um multivitamínico diário não deve causar reações corporais graves, embora você possa experimentar reações leves. Suplementos vitamínicos são tomados para manter os níveis adequados de vitaminas e minerais no corpo. Você não deve tomar mais do que a dose recomendada no frasco para evitar reações adversas.

Algumas reações corporais às vitaminas podem incluir efeitos colaterais comuns, reações alérgicas e reações na pele. Qualquer efeito colateral que você experimente depois de tomar vitaminas deve ser relatado ao seu médico para uma avaliação mais aprofundada.

Efeitos colaterais comuns

Os efeitos colaterais mais comuns de uma vitamina são uma dor de estômago e um gosto ruim na boca. Uma dor de estômago pode causar náusea, diarreia, cólicas, inchaço e vômito.

É recomendado...

publicidade

...tomar vitaminas com um copo cheio de água e com as refeições para evitar efeitos colaterais comuns. Se você desenvolver efeitos colaterais mais complexos ou preocupantes, ligue para o seu médico.

Reações cutâneas

Reações da pele podem se formar depois de tomar vitaminas. As reações da pele podem ser o resultado de uma reação alérgica ou intolerância.

As reações cutâneas mais comuns de uma alergia a vitaminas incluem urticária, eczema e inflamação geral na pele, de acordo com a Academia Americana de Alergia, Asma e Imunologia.

As reações da pele causam inflamação, irritação, inchaço e vermelhidão na pele. Você pode experimentar queimadura ou coceira leve a grave.

Como identificar a alergia?

Um alergista é o profissional médico mais qualificado que pode diagnosticar sua condição. Porque multivitaminas contêm várias vitaminas, o alergista irá realizar testes de alergia para determinar qual vitamina ou ingrediente está causando a reação alérgica.

Os testes de alergia mais comuns incluem exames de sangue e testes de picada de pele. Estes testes determinam se o seu corpo cria anticorpos IgE quando expostos a certas substâncias.

Tratamento

Se você suspeitar que a reação a tomar a vitamina está relacionada a uma alergia, converse com seu médico sobre o uso de um anti-histamínico.

Os anti-histamínicos restringem o corpo de produzir histamina, aliviando sintomas menores de alergia, como urticária, espirros e olhos lacrimejantes.

As reações cutâneas podem ser tratadas com cremes esteroides tópicos, como o creme de hidrocortisona, de acordo com a Academia Americana de Alergia, Asma e Imunologia.

publicidade

Aviso Saudável
Os conteúdo do artigo e demais informações divulgadas não devem substituir a orientação ou o diagnóstico de profissionais de saúde ou um especialista na área de saúde.
Em caso de emergência médica ligue para 192 e solicite ajuda!
Disque Saúde SUS (Sistema Único de Saúde) ligue para 136
Centro de Valorização da Vida (CVV) ligue para 188.